A Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, registrou mais dois casos de pessoas que furaram a fila da vacinação contra a Covid-19. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (1º).
De acordo com a prefeitura, uma das situações ocorreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na ocasião, o funcionário que não trabalha com os serviços públicos de saúde foi imunizado, mesmo sem ser do grupo prioritário.
O servidor foi denunciado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) e responderá a processo disciplinar no município, conforme a prefeitura.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a terceira irregularidade registrada na cidade trata-se de uma pessoa que recebeu a vacina em uma instituição privada, mesmo sem ser uma profissional da saúde. O caso também foi encaminhado à promotoria.
Confira o plano municipal de vacinação
A servidora pública da secretaria, que aplicou as vacinas nos funcionários não aptos, é a mesma. Ela foi afastada na Central de Vacinas da Covid-19, conforme o município.
O secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello, destacou a administração municipal não irá tolerar privilégios ou irregularidades no Plano Municipal de Vacina, sempre seguindo as determinações do governo federal.
O primeiro caso confirmado de 'fura-fila' na cidade ocorreu na última semana, quando a servidora imunizada foi exonerada e a que aplicou a vacina foi afastada.
Vacinação em Cascavel
Conforme a Sesau, nenhum morador deve procurar os serviços de saúde em busca da vacina. O público alvo está sendo convocado de acordo com o Plano Municipal de Vacinação.
A primeira fase do plano em Cascavel começou no dia 20 de janeiro. Até esta segunda-feira, mais de 8,3 mil pessoas foram vacinadas.
Os imunizados foram pessoas com mais de 60 anos que moram em abrigos, os funcionários dessas instituições, idosos com mais de 80 anos que são acamados. Os profissionais da saúde continuam sendo vacinados.
Segundo a prefeitura, familiares que têm idosos com mais de 80 anos acamados e que ainda não foram vacinados, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e fazer o pedido pela imunização.
Conforme a Sesau, até esta segunda, Cascavel registrou 20.578 casos confirmados do novo coronavírus e 279 pessoas morreram vítimas da Covid-19. A cidade tem 788 casos ativos.
Créditos: Por G1 PR — Foz do Iguaçu (Foto: Giuliano GomesPR Press)